Bullet Journal: O guia completo pra se organizar!


Em meio a uma bagunça na minha vida envolvendo faculdade, estágio, estudos, blog sem posts, e preguiça/procrastinação, eu precisava muito tentar otimizar o meu tempo e organizar meus afazeres. Até pensei bastante em comprar um planner, mas conheci o Bullet Journal antes e me apaixonei.

O BuJo (apelido carinhoso) é um sistema de organização, que foi criado por Ryder Carroll, um designer, que funciona como um tipo de “agenda” extremamente rápida e flexível, que busca ajudar no acompanhamento de eventos, afazeres e/ou metas em curto ou longo prazo.

De primeira, dá pra ter duas impressões do método:
I) "MEU DEUS, ISSO TÁ MUITO CONFUSO, SOCORRO!"
II) "Eu nunca vou conseguir fazer essas maravilhas de páginas, não sei desenhar e ser criativa nesse ponto, pra mim não dá!"

E foi exatamente isso que eu pensei quando o conheci. Mas calma galerinha! Respirem fundo, que ao entender melhor cada etapa, dá pra perceber o quão simples ele realmente pode ser.

1. Material

O primeiro passo é a parte mais divertida: juntar todos os itens de papelaria que você quiser! Valem canetas hidrográficas coloridas, pilotos, marcadores de textos, fitas adesivas estampadas, figurinhas... Use a sua imaginação! Eu, particularmente, uso apenas marca-textos, uma caneta preta mais grossinha, e canetinhas Stabilo. E, sobre o caderninho, eu defendo que qualquer um serve, mas os mais recomendados para o sistema são os que possuem um estilo Moleskine – cadernetas sem pauta, ou com pauta pontilhada ou quadriculada. Se você não o tem, dá pra conseguir comprar por preços bem em conta em sites como Saraiva e Submarino, ou em lojas físicas como Le Biscuit e Americanas. Comprei o meu atual (foto abaixo) na Kalunga por 25 reais <3


2. Inspire-se!

Use e abuse da maior e melhor fonte de inspirações do BuJo do mundo: o Pinterest! Façam pastas e salvem todos os modelos e ideias de listas, capas, logs, trackers, etc. Confesso que sou péssima com DIYs e desenhos, mas fiz uma pasta por lá e me inspirei MUITO nos meus achadinhos, daí consegui enfeitar um tiquinho algumas páginas. E até que tá ficando uma gracinha, viu? Vale muito a pena começar por aqui!


3. Planejamento

Essa é a parte mais importante: planejar tudo que vai entrar no seu BuJo. O legal é que ele é composto por várias seções e você vai montando de acordo com as suas necessidades de organização. Pegue uma folha separadamente e vá anotando tudo o que você acha que não pode faltar no seu caderninho. Eu, por exemplo, inclui, além da organização mensal e diária, algumas listinhas aleatórias (porque AMO fazê-las) e um controle financeiro anual. Vocês também podem incluir as suas metas do ano, planos futuros e um calendário com aniversários e eventos, por exemplo. Como eu disse no item anterior: o Pinterest sempre vai estar aí com dicas incríveis pra te ajudar nisso. 

4. Índice


Com o planejamento pronto, é hora de começar a pôr a mão na massa! Faça uma capinha bonitinha com o seu nome (como a primeira imagem desse post, e na próxima folha como na imagem acima) e, na página seguinte, crie o seu índex na ordem em que preferir que as coisas se posicionem. Esse aqui é o meu:


5. Chaves


Outra parte bem característica do Bullet Journal são as chaves (keys) de preenchimento das tarefas (tasks). No meu caso, fiz desse jeitinho ali acima. Uso o quadrado pra tarefas, e a bolinha para eventos. Posso dar um “✓” se forem concluídos, um “X” se for cancelado, uma “/” se for iniciado, ou uma “→” se for adiado. Uso pontos para lembrar de dias importantes, e marcações para “importante”, "prioridade", "favorito" e “ideia”.

6. Listas


Essa é a minha parte preferida do BuJo: montar listas! E essas são todas as que coloquei no meu: “30 antes dos 30”, “travelist”, “momentos marcantes do ano”, “filmes assistidos em 2018”, “livros lidos em 2018”, “séries já assistidas na vida” (pra quem se perde em meio à elas, pode fazer um controle de episódios), e uma wishlist. No fim de tudo, fiz um controle financeiro anual. Pra quem gosta de fazer controles anuais, funciona muito bem, também, com: metas de dieta/academia, controle de posts pro blog, entre outros.


7. Controle mensal, semanal e diário


Por fim, chegaram as partes principais! É hora de traçar o controle mensal, semanal e diário. Começando pelo mês, dá pra utilizar 1 ou 2 páginas e adicionar metas, datas importantes, “rastreador” de hábitos, entre outros. Eu uso apenas uma página com o habit tracker, um calendário no qual circulo eventos importantes, e um espacinho pra colocar todas as músicas que fico viciada durante o mês — das quais tiro para a playlist mensal aqui do blog. Não vejo necessidade de fazer um controle semanal, então pulei essa parte. De uma a duas vezes por semana traço tudo o que preciso fazer durante os próximos dias e tento me organizar mentalmente pra cumprir boa parte delas. No inicio foi um pouco complicado, mas até que to pegando mais o jeito. E esse é o objetivo do método, afinal: te ensinar a organizar o seu tempo e suas tarefas com o tempo.


Vocês já conheciam o Bullet Journal? O que acham sobre ele? Acham que precisam de um método escrito/virtual de tarefas pra se organizar ou conseguem lidar com tudo mentalmente? Contem tudo aqui pra mim, nos comentários!

Com amor,
Steph.

59 Comentários

  1. Wow, great items, like it so much! Lovely!
    Fantastic review. Enjoy in day! ♥
    Visit my Website: Birthday mugs with photos

    ResponderExcluir
  2. Muito maravilhoso :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo, sempre tive vontade de ter um planner. Mas, acho um pouco caro para comprar. Gostei das inspirações que você enviou e vou ver de fazer um bullet pra mim.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio carinho mesmo, por isso que o BuJo é uma ótima opção :D

      Excluir
  4. Oie,
    Adorei o seu BuJo, eu ia fazer um, mas acabei deixando passar, mas ainda to com a ideia.
    Eu tenho agendas e caderninhos que vou anotando as coisas, e assim como você também adoro fazer listas. Tenho listas nos cadernos, no celular, acho que ajuda a visualizar o que eu já consegui completar.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta fazer, é uma ótima! Eu já tentei antes pelo celular, dá pro gasto até, mas não deu tão certo quanto o BuJo...

      Com amor,
      Steph • Não é Berlim

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Amei muito toda essa organização é sempre bom estar tudo certinho não é?
    Beijos, já segui seu blog!
    Little Moon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Paloma, hahaha. Fico feliz que tenha amado! E muito obrigada por seguir, de verdade ♥♥♥

      Excluir
  6. Oh adorei a tua ideia e a tua organização
    Beijinhos
    Novo post (Nova Review?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  7. Oii Stephanie, este ano eu também investi em um Bullet Journal, mas confesso que o meu não está tão lindo nem tão organizado quanto o seu rsrs. Comprei um caderno de argola, pois assim consigo comprar mais folhas e do tipo que necessito rs.

    http://larydilua.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha sem problemas, o importante é você conseguir se organizar!

      Excluir
  8. Curti muito seu post. Ficou bem completo e explicativo.
    Eu estou com um journal em casa que ganhei de presente, mais ainda não escrevi nada. Uso tudo no computador hahaha, até minhas agendas e planejamentos.
    Mas eu amo escrever e fazer coisas fofas, então ainda quero fazer um bullet journal.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, obrigada! Fico feliz que tenha curtido! Tenta fazer depois, é tipo uma terapia hahahaha <3

      Excluir
  9. Great post, photos are amazing!
    If you want that we follow each other let me know by leaving a comment and click please on links at the end --> http://beautyshapes3.blogspot.com/2018/05/3-birthday-outfit-ideas-zaful.html

    ResponderExcluir
  10. Eu admiro quem usa bullet journal, nunca na vida eu teria paciência pra isso HAHAHAHHAHA
    Primeiro que eu não sei desenhar, minha letra é feia e eu ia morrer de preguiça de listar meus afazeres e seu eu não cumprisse alguma lista iria ficar super frustrada depois, tipo essa “30 antes dos 30” cara só de pensar que eu já tenho 27 bate um desespero hahahaah.
    Porém eu achei o seu muito lindo, sua letra é bonita e soube organizar tudo bonitinho. Parabéns!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHA MORTA, eu também não sei desenhar não, mas tenho decalcar do google, me esforço, aí sai bonitinho kkkkkkkkkk. Obrigada linda!!!

      Excluir
  11. Gente que post mais LINDO! Fiquei tão inspirada! <3 Amei cada partezinha, queria muito fazer um. Justamente nessa parte de finanças, por exemplo, acho que iria me ajudar demais!

    Beijo,
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, e ajuda mesmo, em qualquer área! <3

      Excluir
  12. Tudo que é para auxiliar na organização é válido, amo manter tudo anotado e planejado. Nunca usei o bullet jornal, mas tenho um planner, que é bem parecido e me ajuda demais!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Kaila. Concordo contigo! E o importante é se organizar :D

      Excluir
  13. Oi Stephanie. =)
    Eu já conhecia o bullet journal e adaptei um pra mim com uma agenda velha (momento economia hehehehe). Estou gostando muito pois estou tendo uma visão geral e controle dos meus hábitos. Mesmo assim vivo buscando informações e explicações de como usá-lo. Achei a sua postagem bem completinha e gostaria que você fizesse (se você quiser, claro) uma postagem explicando como usar o bullet journal para finanças. Ainda acho um pouco confusa essa utilidade do bullet journal.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um sistema incrível, eu amo! É como uma terapia pra mim ficar escrevendo, decorando, fazendo listas... hahahaha. Ah! Obrigada pela dica! Vou ver direitinho como posso trazer um post sobre isso, ok?

      Excluir
  14. Que bonitinho o seu Bujo!
    Pra mim eu até já pensei em fazer e tal, mas acho que eu não daria muito certo com um bujo elaborado etals, teria que ser bem simples no meu caso, o que me faz pensar que um planner seria melhor no meu caso hahaha
    e que lindo ver os lugare da sua lista de viagens sendo ticados :)
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, obrigada Taís!!! É verdade, se for pra ter algo simples e menos elaborado, um planner é melhor. Minha travelist tá muito bagunçada (juro melhorar na próxima), mas riscar os destinos é demais! <3

      Excluir
  15. acho super bonito e inspirador, mas não tenho paciência pra fazer hahahaha
    Ficou tudo muito fofo e criativo <3
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Steph!
    Eu sou completamente apaixonado em postagens sobre BuJo, porque sempre quis ter um, mas pensava de mesma maneira que você: não sou criativo e nem sei desenhar. E fico feliz que você me tranquilizou quanto a isso, me encorajando a fazer o meu. Gostei bastante do teu e com certeza irei me inspirar, vou até dar uma olhadinha nas lojas que você recomendou e ver se encontro algum caderno que seja minha cara. Aliás, uma dúvida, o seu caderninho da Kalunga demorou a chegar?
    Parabéns pela postagem incrível, sucesso!
    Com amor,
    Blog Newmore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Não precisa ser criativo nem saber desenhar não, você pode montar do seu jeitinho! Sobre a Kalunga, no meu caso comprei na loja física mesmo, mas não deve demorar muito pra chegar não! Obrigadaaaa <3

      Excluir
  17. Oi, Steph!
    Queria ser organizada assim pra usar o BuJo mas não consigo. Eu só mantenho mesmo uma agendinha que anoto os livros que leio durante o ano.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  18. Amei as dicas e o seu ficou a coisa mais linda.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  19. conheço o metodo desde o ano passado e acho incrivel um metodo tao personalizado de organização, to doida pra fazer um pra mim ainda esse ano

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. Adorei suas inspirações e dicas para o Bullet, quero muito começar o meu mas sou zero em criatividade e desenho, então fico receosa de não conseguir desenhar bonitinho rs.
    Beijos bom final de semana.
    http://bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se preocupar com isso! Procure inspirações e faça do seu jeitinho. Desenhar não é uma obrigação não!

      Excluir
  21. Adorei estas inspirações de Bullet Journals :). Adorava ter um, mas não tenho uma letra suficientemente bonita para isso. Estou a tentar melhorar a minha caligrafia e, quando estiver satisfeita com ela, talvez me aventure nisso.
    Gostei muito do teu blog :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaaa! Ah, isso não é problema, você pode fazer do seu jeitinho mesmo! :D

      Excluir
  22. Oie, tudo bem?
    Adorei seu post super ilustrativo e seu BuJo! <3
    Mas nunca fui muito adepta de agendas e itens "de papel" :(
    Acabo anotando na agenda do Google, que me manda notificação hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha adorado! Tentei online antes, mas acabou não dando muito certo...

      Excluir
  23. Eu já conhecia, mas nunca tive. Amo ver as inspirações e o seu é muito lindo, eu amei.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  24. Se deixar eu passo horas no pinterest atrás de inspirações.
    Eu amo! E estou muito feliz por ter iniciado o meu tbm
    As suas folhas são bem inspiradoras e adorei a forma que vc decora *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas! Hahahahaha Muio obrigada, lindaaaa ♥

      Excluir
  25. Eu adorei as dicas, eu preciso muuuito me organizar mais e procrastinar menos.
    Essa semana estou atolada de coisas da facul; provas, tcc, petições, casos para resolver, etc.
    É uma correria, e estou nada organizada.
    Vou adorar suas dicas de imediato e salvar meu último mês de semestre antes das férias. hehe
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, tava me sentindo exatamente assim e digo que o bujo me ajudou demaaaaaaaaais! Tô com o tempo muito tranquilo agora!

      Excluir
  26. Eu usei o BuJo ano passado, foi muito bom mas esse ano não consegui! Eu ODEIO ter que ficar fazendo todo mês sabe? Queria comprar um planner mas não deu, então é meta #planner2019 hahaha Mas esse sistema realmente ajuda e muito!


    AAAH, e te respondi no blog mas caso você não veja: Quando tem algum produto que só venda no exterior e não aqui, tenta comprar pela Minha querida necessaire, a Karen Bachini sempre indica demais ela!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haahahahahaha entendo! Ahhhh, jura? Muito obrigada pela dica! Vou olhar lá agora mesmo! ♥♥♥

      Excluir
  27. Acho super fofo, e certamente ajuda muito, to precisando de um.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Aii, que lindo o seu! Eu já conhecia mas não tenho, uso o planner mesmo. Amei mt!! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  29. Adorei o seu blog estou dando um olhada nos seus posts, to te seguindo
    Lindo Bullet Journal vou tentar fazer

    Pvf visite e siga o blog
    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/06/cdc-sincerona-3-novex-oleo-de-coco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, muito obrigada, linda! Fique a vontade! ♥♥♥

      Excluir
  30. Ahhh, eu acho tão lindo! Sou louca pra ter um ♥ Amei o post
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir